fabiana

Disciplina de Jornalismo Político recebe a visita da colunista de política do jornal O popular

Fabiana Pulcineli compartilhou com os alunos sua experiência como redatora do jornal O Popular

Ocorreu hoje (17/04) na Faculdade de Informação e Comunicação a visita de Fabiana Pulcineli, jornalista do O Popular. O convite foi feito para que fosse falado um pouco de sua rotina como redatora no jornal. Essa iniciativa foi feita pelo Professor Juarez Ferraz de Maia para a disciplina de Jornalismo Político.

Fabiana se formou na turma do curso de jornalismo do ano de 2002 da UFG. Passou pelo Diário da manhã antes de escrever para a coluna de política do O popular e ter um programa de análise política na rádio CBN. Atualmente cursa direito na mesma instituição de sua primeira graduação e explicou aos alunos como faz a conciliação entre seus trabalhos e estudo. Para ela a segunda graduação fornece uma execução da sua profissão de forma melhorada. Fazer direito auxilia a entender melhor questões judiciais e proporciona a escrita correta de termos jurídicos, completa.

Ela explica ainda que no jornalismo, especialmente no político, é importante manter proximidade com as fontes. O uso de estratégias de aproximação é bastante útil, como uma visita face-a-face e o uso das mídias sociais. Fabiana expõe algumas questões sobre credibilidade tanto com as fontes quanto com o meio jornalístico, afirmando que “É importante ter conhecimento dos personagens políticos”.

A jornalista falou também sobre as dificuldades encontradas em época de eleições devido a mudança nas plataformas comunicacionais e formatos de propaganda eleitoral, Ela comentou que um candidato que não tem muita repercussão na mídia convencional, pode ter boa aderência em outros veículos (Twitter, Instagram,...). Ao final da exposição, Fabiana perguntou qual seria a área de interesse dos alunos e a visita foi encerrada com uma discussão sobre a atual situação política, não só de Goiás, mas de todo o país.

fabiana

Fabiana, de início, queria a coluna de cultura, mas depois se encantou por política. foto: Alan Souza