Vai até 13 de setembro Chamada de Trabalhos para o 16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo
O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo prorrogou, até 13 de setembro, a Chamada de Trabalhos (Call for Papers) para o 16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (28 a 30 de setembro) e 12º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo (29 e 30 de setembro), que serão realizados em Goiânia. A comissão local é composta pelos cursos de Jornalismo da UFG, PUC Goiás, Faculdade Araguaia, Faculdade Sul-Americana - Fasam e Faculdades Alfa, de Goiânia, além da Faculdade Objetivo de Rio Verde. Estudantes podem apesentar trabalhos na sessão de pôsteres. Quem não apresenta trabalho pode se inscrever até o próximo dia 28.
O Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscreverem trabalhos no XII Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que ocorrerá em Goiânia – GO, nos dias 29 e 30 de setembro de 2016, dentro do 16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. O período de inscrição vai até 30 de agosto de 2016.
Confira abaixo a íntegra da Chamada de Trabalhos:
CHAMADA DE TRABALHOS
12º CICLO DE PESQUISA EM ENSINO E EXTENSÃO EM JORNALISMO
29 a 30 de setembro de 2016
Inscrições até 30 de agosto
O Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscreverem trabalhos no XII Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que ocorrerá em Goiânia – GO, nos dias 29 e 30 de setembro de 2016, dentro do 16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. O período de inscrição vai até 13 de setembro.
Os trabalhos podem ser apresentados em um dos seguintes Grupos de Pesquisa: Atividades de Extensão; Ensino de ética e de Teorias do Jornalismo; Pesquisa na Graduação; Produção Laboratorial/Eletrônicos; Produção Laboratorial/Impressos; Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. Mais informações sobre as modalidades – comunicação científica, relato e pôster – e formatação dos trabalhos podem ser encontradas na íntegra da Chamada de Trabalhos (abaixo). As inscrições para o XII Ciclo, uma das atividades centrais do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), são feitas diretamente no site do FNPJ.
Mas atenção: quem não apresenta trabalho pode se inscrever até o próximo dia 28.
CHAMADA DE TRABALHOS
1. INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
1.1. Período para inscrição de trabalhos: 30 de agosto de 2016 (prorrogado até 13 de setembro).
1.2. As inscrições de trabalhos devem feitas diretamente diretamente no site do FNPJ - com cópia para os coordenadores dos Grupos de Pesquisa. Veja os GPs e os e-mails dos coordenadores no item 1.4.
1.3. Data limite para divulgação do aceite: 10 de setembro de 2016.
1.4. Será admitida a inscrição de apenas um (01) trabalho por autor(a) ou co-autor(a) em todo o Ciclo, em uma das modalidades previstas no item 2 desta Chamada de Trabalhos e em um dos seguintes Grupos de Pesquisa (GPs):
> 1.4.1. Atividades de Extensão.
Coordenadora: Profa. Dra. Sandra de Deus - sandra.deus@ufrgs.br
> 1.4.2. Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo.
Coordenador: Prof. Dr. Edson Spenthof edsonspenthof@uol.com.br
> 1.4.3. Pesquisa na Graduação.
Coordenador: Prof. Dr. Gerson Luiz Martins - comunicacao@fnpj.org.br
> 1.4.4. Produção Laboratorial – Eletrônicos.
Coordenador: Prof. Dr. Juliano Carvalho – relações.institucionais@fnpj.org.br
> 1.4.5. Produção Laboratorial – Impressos.
Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Engel Bronosky – mebrono@yahoo.com.br
> 1.4.6. Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino.
Coordenador: Prof. Dr. Jorge Arlan Pereira - jorgearlan.op@gmail.com
Informações sobre os GPs – tais como ementas, trabalhos inscritos nos encontros anteriores, contatos com os coordenadores e outras – podem ser acessadas no http://www.fnpj.org.br/grupos
2. MODALIDADES E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
Serão admitidos somente trabalhos completos, inscritos em um dos GPs acima e de acordo com uma das seguintes modalidades:
2.2. Comunicação Científica: modalidade destinada à comunicação de pesquisa e ensaio científico concluído ou em andamento;
> 2.2.1 Formato da Comunicação Científica (ver modelo anexo):
• Tamanho: mínimo de 12 e máximo de 20 laudas. Todas devem ser numeradas. A contagem inclui a primeira página, mas os números devem ficar visíveis somente a partir da segunda (número 2), sempre na margem superior (cabeçalho) e alinhados à direita;
• Primeira Página: a primeira página será formatada de maneira a conter, obrigatoriamente, as seguintes informações a respeito do trabalho: cabeçalho; título do trabalho; nome do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as); e-mail; resumo; palavras-chave; nota de rodapé com breve currículo do(a) autor(a) ou dos(as) co-autores(as).
• Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo.
2.3 Relato: modalidade destinada ao relato de experiências, atividades de extensão, atividades didático-pedagógicas, pesquisas em andamento etc.
> 2.3.1 Formato de Resumo Expandido:
• Tamanho: de três (03) a cinco (05) laudas, incluindo a primeira. Todas as páginas devem ser numeradas;
• Cabeçalho: alinhado às margens superior e esquerda, em Georgia, corpo 12, caixa alta, conforme o modelo e conteúdo;
2.4 Pôster: modalidade destinada a apresentação de pesquisas de iniciação científica ou extensão universitária. Deverá conter a identificação do evento no qual está sendo apresentado, situado no alto à esquerda, com os seguintes dizeres:
FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Pôster
> 2.4.1 Formato do pôster
• Deve ter largura de 90cm e altura entre 90cm e 120cm;
• Deve ser legível a uma distância de pelo menos 2m;
• Deve ser assinado por estudante(s) de graduação e um orientador;
• Deve conter o nome do(a) autor(a) ou co-autores (as), com respectivos endereços eletrônicos e indicação da instituição de origem;
• Deve indicar a(s) agência(s) de fomento da pesquisa ou órgão de apoio institucional, se houver; deve conter o correio eletrônico do coordenador do projeto;
• Palavras-chave: máximo de três, abaixo do nome do(s) autor(es);
• O pôster de iniciação científica deve conter introdução, metodologia, resultados e conclusões;
• O pôster de extensão universitária deve conter introdução, objetivos, desenvolvimento e resultados;
• Referências Bibliográficas: devem seguir a mesma formatação do corpo do texto e seguindo as demais normas da ABNT.
> 2.4.2. O aluno deve fazer a inscrição com o coordenador do Grupo de Pesquisa vinculado ao tema do trabalho. Veja os emails item 1.4.
> 2.4.3. A confecção do pôster é de responsabilidade do(s) autor(es).
> 2.4.4. Além do texto, o autor deve enviar também uma arte em PDF do pôster.
3. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
3.1. Comunicações Científicas: as comunicações científicas serão avaliadas pela coordenação do GP e por pareceristas ad hoc e, se não preencherem os requisitos de formato e rigor científico, poderão ser recusadas.
3.2. Relatos: os relatos serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.
3.3. Os pôsteres serão avaliados pelo coordenador do GP e por pareceristas ad hoc, quando necessário, e poderão ser recusados se não atenderem aos requisitos mínimos para a modalidade de trabalho.
4. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO GP
4.1. O trabalho só poderá ser apresentado (em qualquer hipótese) pelo(a) seu/sua respectivo(a) autor(a), admitindo-se a apresentação coletiva no caso de trabalho produzido em co-autoria;
4.2. Os(as) estudantes, quando co-autores(as) de comunicações científicas ou relatos, poderão participar da apresentação, que deverá ter a presença de um(a) professor(a);
4.3. Terá direito à apresentação do trabalho nos GPs somente o(a) autor(a) que, além de cumprir as demais normas desta Chamada de Trabalhos, efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 01 de setembro de 2016;
> 4.3.1 O pagamento da inscrição poderá ser feito conforme orientação da tesouraria do FNPJ, Tesouraria: Sílvio Melatti (IELUSC/SC) tesoureiro@fnpj.org.br e segunda-tesouraria: Wanderlei Garcia (UNIMEP-SP)
5. CERTIFICADOS
Terá direito ao certificado de expositor(a) em GP (máximo de um por pessoa em todo evento) ou pôster, enviado eletronicamente para o endereço de correio eletrônico informado na inscrição, somente o(a) autor(a) que efetivamente tiver apresentado o seu trabalho no respectivo GP ou pôster. O certificado será emitido conforme a modalidade de trabalho apresentado: Comunicação Científica, Relato ou apresentação de Pôster.
6. PRAZOS E VALORES DAS INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas pelo Site Oficial do Evento até o dia 25 de setembro, com os seguintes valores:
Até o dia 18 de setembro R$ 150,00
Do dia 19 de setembro até 25 de setembro – R$ 170,00
Estudantes de Graduação em Jornalismo têm taxa diferenciada, de R$ 75,00 e R$ 85,00, respeitando os mesmos prazos.
Sócios do FNPJ com a anuidade em dia estão isentos da taxa de inscrição.
Source: Site Oficial do FNPJ
Categories: encontro nacional de professores de jornalismo