Weby shortcut

Jornalismo Investigativo e Análises de Redes Digitais

Atualizado em 21/11/17 17:21.

Especialização em Jornalismo Investigativo e Análises de Redes Digitais (360 horas)

Início previsto: março de 2018

Edital em breve

Público:

Profissionais de nível superior interessados em pesquisas nas redes digitais, especialmente aqueles que desejam se capacitar em jornalismo investigativo.

Objetivo Geral:

Aperfeiçoar as habilidades dos profissionais interessados em apurações com vistas à produção de reportagens investigativas e pesquisas em redes digitais.

Objetivos Específicos

  • Despertar o aluno pós-graduando para uso de novas tecnologias, no exercício de uma investigação;
  • Instrumentalizar os alunos no conhecimento das ferramentas de investigação;
  • Estimular as habilidades para uma investigação em ambiente de Big Data;
  • Analisar arquiteturas da informação, infografia e modelos de redes;
  • Proporcionar a compreensão dos processos e mecanismos do jornalismo investigativo;
  • Desenvolver a compreensão crítica do processo de investigação jornalística;
  • Trabalhar os conceitos de jornalismo investigativo e direitos humanos;
  • Trabalhar os conceitos de jornalismo investigativo e independente, relacionados ao terceiro setor;
  • Introduzir o aluno para exercício e debate acadêmico, que envolve o jornalismo investigativo.

 

Coordenação

Coordenadora: Profª Drª Ângela Teixeira de Moraes

Vice-coordenadora: Profª Drª Angelita Pereira de Lima

Secretária Executiva: Ms. Tessa Monteiro Lettieri

 

Dias e horário

 

Sextas-Feiras, das 18h às 22 horas; Sábados, das 8 às 12h e das 13 às 17 horas, em dependências da UFG, em finais de semana alternados.

Disciplinas

1 – Sistema político sócio econômico

2 – Criminologia e políticas públicas

3 – Hipertexto e a convergência de Linguagens

4 – Gestão de desempenho em Comunicação

5 – História do Jornalismo Investigativo

6 –  Fundamentos e métodos da reportagem investigativa

7 – Netativismo e o jornalismo investigativo independente

8 - Fundamentos e análises de dados

9 – Coleta e tratamento de dados

10 – Análise e investigação de documentos públicos (LAI)

11 – Marco civil da internet, privacidade e crimes conta a honra

12 - Marketing nas redes sociais

13 – Pesquisa de opinião na Web

14 - Visualização da informação

15 – Cartografia das controvérsias e netnografia nas redes digitais

16 – Comunicação ética e direitos humanos

17 -WORKSHOPS: Modelos de negócios em comunicação I

18 - Filosofia das Redes

19 - Comunicação estratégica e Redes Empresariais

20 - Multimídia e Infografia

21 - Jornalismo investigativo, em ambiente digital

22 - Jornalismo investigativo e minorias

Valor

A definir

Informações

Programa de Pós-Graduação em Comunicação

(62) 3521-1514

Horário: das 08h00 às 17h00

 

Listar Todas Voltar