21/05/2010

Conheça mais sobre os cursos da Facomb

   
 

A FACOMB, Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, da Universidade Federal de Goiás, oferece três cursos de comunicação social – Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda além do curso de Biblioteconomia


Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Foto: Ludimila Abdalla)

Jornalismo
As aulas do curso de Jornalismo/UFG são ministradas preferencialmente no turno matutino. Desde o início de 2004, o curso está sendo ministrado em regime semestral, com duração de 8 semestres, numa nova matriz curricular cuja estrutura contempla três linhas de formação: Jornalismo, audiovisual e pesquisa. A Facomb possui laboratórios para a prática de webjornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo, jornalismo impresso, produção audiovisual e radiofônica.

Atividades relacionadas ao curso:

Projeto de extensão Pézinho de Jatobá
Rádio Universitária
Magnífica Mundi Web TV
Festival de Cinema “Perro Loco”

Webjornal laboratório “Jovens Jornalistas”

Projeto Jornalismo e Cultura de Fronteiras
Projeto de Extensão Trombas e Formoso


Projeto Pezinho de Jatobá (Foto: www.pezinhodejatoba.blogspot.com)

Publicidade e Propaganda
É o mais novo curso de comunicação da faculdade, que começou a funcionar em março de 1997. O curso já dispõe de um corpo docente específico, bem como toda sua estrutura de laboratórios. A fim de bem desenvolver suas aptidões, o aluno de Publicidade e Propaganda aprende a combinar ciências, artes e tecnologia.

Projeto de extensão:
Encontros Publicitários

Agências
Inova (Agência Experimental de Publicidade e Propaganda)
Ponto e Vírgula (Agência Júnior de Publicidade e Propaganda)

Laboratórios
Laboratório de Fotografia
Laboratório de Informática

[+] Saiba mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda

Relações Públicas
A nova matriz curricular do curso de Relações Públicas se alinha sob dois grandes eixos que norteiam a formação do nosso aluno: gestão em comunicação, e planejamento e execução de pesquisas de opinião e mercado. Os nossos alunos contam com um sofisticado software de pesquisa chamado sphinx; o qual lhes permite ter uma visão real e prática desta área de estudo.


Laboratório de Informática Relações Públicas
(Foto: Ludimila Abdalla)

Projeto de extensão:
Centro de Pesquisa de Opinião Pública
Jornal Perspectiva

Agência:
Agência de Relações Públicas - Simetria

Biblioteconomia
O curso de Biblioteconomia da UFG objetiva preparar o profissional para ser capaz de planejar, organizar, gerir, recuperar e disseminar serviços de informação de natureza técnica, científica, educacional, cultural e utilitárias a partir de documentação em qualquer tipo de suporte (impresso, audiovisual, magnético, digitalizado e eletrônico) em âmbito local ou em redes.


Laboratório de Informática Biblioteconomia (Foto: Ludimila Abdalla)

Laboratórios
Laboratório de Informática
Laboratório-biblioteca Modelo Infanto-Juvenil
Laboratório Centro de Documentação em Comunicação e Ciência da Informação.

Mestrado
O curso de Mestrado da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) conta com uma infra-estrutura exclusiva para o programa, com 3 salas para docentes e outras 3 salas equipadas com computadores para alunos.

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação têm à sua disposição uma estrutura espacial própria para seus estudos e pesquisas (sala de estudos), com computadores para cada um e rede telefônica. Este espaço contém, além da coordenação e da secretaria, a sala da revista do programa Comunicação & Informação, além de sala de aula especial

A biblioteca ligada à internet conta com 96 computadores. O acervo possui mais de 4.400 livros da área e acesso ao Portal de Periódicos Capes - recurso que possibilita a pesquisa bibliográfica avançada em Comunicação e áreas afins.

O Mestrado em Comunicação já dispõe de recursos anuais oriundos do MEC, do FINEP, da FUNAPE, dentre outros órgãos financiadores. O programa conta ainda com verba própria da UFG, através de recursos provenientes dos Fundos Institucional e Local.

O desenvolvimento das pesquisas orientadas pelos 10 professores do Programa é distribuído em duas linhas: Mídia e Cidadania e Mídia e Cultura.

[+] Saiba mais sobre o corpo docente.