06/05/2010 O Intercom Centro-Oeste 2010
   
 

Quem são esses macaquinhos que nos provocam a ler, ouvir e falar? Que macaquices acontecerão entre os dias 27 a 29 de maio?

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comu­nicação – é, por assim dizer, a própria história da constituição pedagógica da Comunicação Social no Brasil. Se por um lado a primeira faculdade a oferecer o curso de jornalismo foi a Cásper Líbero, em 1947, temos a década de 60 como um momento fértil para a reverberação das habilitações em comunicação. Ao longo de 32 anos muitas pessoas encontraram-se em um fluxo de informação, aprendizado e cooperação para publicizar as experiências do cotidiano universitário.

O trânsito do conhecimento é uma das características da Intercom. Quem ontem estava sub­metendo trabalhos, hoje está a frente da coordenação de Publicidade e Propaganda da FA­COMB. A capital baiana, Salvador,  em 2002 foi a sede nacional do congresso, onde começa  a história da professora Ana Rita Vidica na Intercom.

No último ano, em Curitiba, Vidica foi jurada da Expocom. Ela considera que “Foi muito im­portante, porque, eu pude ter contato com professores de outras universidades e a partir dos trabalhos de alunos acaba sendo uma oportunidade para ver o que está sendo feito, no caso específico da publicidade, como ela está sendo construída no âmbito da Comunicação Social”.

O diretor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG, Magno Medeiros, res­salta que o congresso “é um dos mais importantes que tem na área de Comunicação, porque ele congrega professores, pesquisadores, estudantes em projetos desenvolvidos nas mais diferentes áreas do conhecimento”. Ele reitera o prestígio alcançado a quem tem alguma publicação vinculada ao Intercom, contribuindo na consolidação da carreira acadêmica.

A mestranda Denise Daudt, da linha de pesquisa “Mídia e Cidadania” ressalta que os múltiplos espaços do congresso são férteis para novas idéias e que podem gerar desdobramentos. “Uma pesquisa que eu publiquei na própria revista da Intercom, foi fruto de uma participação no Intercom, de uma apresentação que eu vi, que eu assisti sobre rádios comunitárias, e a partir desse momento eu produzi uma nova pesquisa”.

Além das possibilidades de experiências intelectuais, participar dos congressos nacionais, quanto os regionais, deixam “na parede da memória”, como diria Belchior, doces lembranças. O estudante do quinto período da habilitação de Publicidade da FACOMB, Diego Bazin, relembra que foi muito bem recebido na edição regional de 2008 em Dourados (MS). Ele ressalta os cuidados com a organização das conferências, mesas redondas e também com a acolhida, hospedagem e sensação de pertencimento no encontro. E acrescenta, “Gostei muito da experiência e espero participar do próximo aqui em Goiânia.

Quem ainda não participou do Intercom poderá, no próximo mês, fazer parte desta história. Na mochila que levaremos, após os quatro anos na graduação, que tal colocar fotos, memórias? O importante é não dizer que não viu, ouviu ou falou sobre o XII Intercom Centro-Oeste.

Caxias do Sul, entre 02 e 06 de setembro de 2010, será palco para a trigésima segunda e-dição do congresso nacional da Intercom. O aquecimento sentiremos cá em Goiás (em nossa tão quente terra), para chegarmos afiados para as discussões permeadas pelo tema “Comunicação, Cultura e Juventude”. Então, não caia do galho e garanta já a sua inscrição.

por Vinicios Kabral Ribeiro