Maria_Helena_Weber

Maria Helena Weber faz palestra de abertura do SEMIC nesta terça-feira

Professora da UFRS e coordenadora do Observatório de Comunicação Pública abordará o tema "mídia, corrupção e poder". Terça, 06/12, às 14h, no auditório da FIC, no Câmpus Samambaia.

O tema do evento deste ano é Mídia, Corrupção e Poder. A escolha do tema diz respeito à preocupação em como a mídia, suas interfaces e suas múltiplas plataformas dialogam com as instâncias de poder, sendo a indústria da informação uma dessas instâncias. Outro ponto de compreensão é como a corrupção tem perpassado de modo transversal tais dimensões sociais, definindo os rumos da cidadania e da cultura em âmbito nacional.

As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento. Confira mais informações no site.

Maria_Helena_Weber

As discussões sobre a temática serão iniciadas pela professora Maria Helena Weber, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela fará a conferência de abertura no dia 6 de dezembro, às 14h. Doutora em Comunicação e Cultura, Maria Helena atuou na coordenação das assessorias de comunicação do Ministério da Educação (MEC) e da própria UFRGS e integrou a coordenadoria de comunicação da Prefeitura de Porto Alegre. A pesquisadora coordena o Observatório da Comunicação Pública e é autora do livro Comunicação e Espetáculos da Política.

Crescimento
Coordenador desta e das últimas três edições do Semic, o professor Claudomilson Braga avalia que os seminários tiveram considerável crescimento quantitativo nos últimos anos, o que indica o volume e a qualidade dos trabalhos apresentados. "Ainda em 2013, quando assumi o evento, tivemos cerca de 70 trabalhos inscritos para os seis GTs. No ano seguinte, ultrapassamos uma centena. Na edição passada, foram mais de 150. Passamos de seis GTs para 11 e ampliamos, assim, o leque de discussões e a intensidade destas discussões", considera.

Além da conferência de abertura e dos GTs, que já fazem parte do formato padrão do evento, o Semic 2016 terá também oficinas e mesas redondas. Segundo Claudomilson Braga, as novas atividades ampliam as possibilidades para quem participar do evento e intensificam a qualidade dos dois seminários. Há, inclusive, a intenção de, futuramente, transformá-los em um congresso. O Seminário de Mídia e Cidadania está em sua décima edição, enquanto o de Mídia e Cultura será realizado pela oitava vez.

Mais informações: http://ficufg.blog.br/semic/

Fonte: UFG