enpj

Discussão sobre Ética no Jornalismo marca Abertura do 16° ENPJ

O debate de abertura do 16° ENPJ (Encontro Nacional de Professores de Jornalismo), desta quarta-feira (28), discutiu o tema principal do evento deste ano “A editorialização ideológica e as distorções éticas no jornalismo: Como as universidades percebem e encaminham a questão”.

angelita
A coordenadora do curso de Jornalismo da FIC/UFG abriu os debates do 16º ENPJ. Foto: Alfredo Costa.
A Faculdade Araguaia, unidade Bueno, sedia o evento que acontece até o dia 30 de setembro, com debates, lançamentos de livros e apresentação de trabalhos.
O mediador do debate e Secretário Geral do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Prof. Dr. Edson Luiz Spenthof, explica que a programação do ENPJ foi baseada no momento político e econômico do país. “A mídia é um dos polos e elos dessa crise, ela está fazendo uma distorção ideológica do jornalismo, do ponto de vista, da grande mídia. Daí vem a questão de como as universidades percebem e encaminham a discussão para os alunos”, enfatiza.
Para a debatedora, Professora Drª, Cláudia Lago da USP (Universidade de São de Paulo), as discussões são importantes para avançar na compreensão do que é o jornalismo que se idealiza e que pretende praticar. “Os estudantes que participarem do debate, podem tirar proveito disso, e os professores que se aprofundam no assunto, podem levar para a sala de aula”, declara.
O estudante de Jornalismo, Evandro Andrade, diz que o evento é importante pela necessidade de reflexão, em relação, ao compromisso ético do jornalismo, a produção jornalística e em defesa do jornalismo. “Nós temos hoje uma grande falta de compromisso com a ética do jornalismo, deve-se passar uma informação objetiva, e o que vemos na mídia atual, não é o real exercício do jornalismo”, destaca.
Além da discussão ética, até sexta-feira serão realizados e debates e mesas sobre os rumos do ensino de jornalismo em todo o Brasil. A organização local do 16° ENPJ é do conjunto de cursos de Jornalismo do Estado de Goiás (UFG, PUC Goiás, Faculdades Araguaia, Faculdade Sul-Americana, Faculdades Alves Faria e Faculdade Objetivo de Rio Verde).

Fonte: Jornal Araguaia

Categorias: ENPJ