de Deus

Goiânia sedia 16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

O ENPJ reúne professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para debater os rumos do ensino de jornalismo em todo o Brasil.

 

Por Edson Spenthof

A diretoria do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Comissão Organizadora Local (formada pelos cursos de Jornalismo da UFG, da PUC-Goiás e das Faculdades Araguaia) confirmaram para os dias 28, 29 e 30 de setembro (quarta a sexta-feira) a realização do 16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (16º ENPJ). Com a decisão, fica antecipada em um dia toda a programação anteriormente prevista para terminar no sábado, 1º de outubro. O objetivo da mudança é permitir que os participantes de outros Estados retornem às suas cidades em tempo de participarem com tranquilidade do primeiro turno das eleições municipais deste ano, previsto para o dia 2 de outubro (domingo). Como já foi informado anteriormente, o evento será realizado em Goiânia (GO). As Faculdades Araguaia sediarão os três dias de trabalhos previstos. 

O tema geral do evento – A editorialização ideológica e as distorções éticas no jornalismo: Como as universidades percebem e encaminham a questão – visa suscitar amplo debate sobre o atual momento da mídia jornalística brasileira e sobre a reflexão e possíveis propostas que essa postura está gerando nos cursos de Jornalismo em todo o Brasil. Além dos debates em torno do tema geral, o evento promoverá a discussão sobre a gestão dos novos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), elaborados à luz das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos agora bacharelados em Jornalismo, terá uma apresentação do programa de monitoramento de violação dos direitos humanos na mídia brasileira, desenvolvido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência (ANDI), um painel sobre avaliação dos cursos de jornalismo, com a presença de representante do INEP, debate sobre a possibilidade de transformação do FNPJ em Associação Nacional/Brasileira de Ensino de Jornalismo (Anej/Abej) e eleição para a nova diretoria do FNPJ. A programação completa será divulgada nacionalmente nos próximos dias.

 Apresentação de trabalhos – Outra atividade central do 16º ENPJ é o tradicional Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que chega agora à sua 9ª edição. Como de costume, o Ciclo será realizado em duas sessões, em princípio nas tardes do segundo e terceiro dias do evento (29 e 30 de setembro). O Ciclo é organizado em forma de seis Grupos de Pesquisa (GPs): Atividades de Extensão, Pesquisa na Graduação, Produção Laboratorial – Impressos, Produção Laboratorial – Eletrônicos, Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo e Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino. A inscrição e a apresentação de trabalhos se darão conforme as regras definidas na Chamada de Trabalhos, que será divulgada nos próximos dias pela Diretoria Científica do FNPJ. 

Fonte: Comissão Organizadora Local

Categorias: ENPJ Professores Congressos