estagio

A importância do estágio para a carreira profissional

Estágio é um método de aprendizado através do exercício de funções profissionais que agregam conhecimentos práticos somados aos teóricos aprendidos em escolas ou universidades e desenvolvidos num lugar de trabalho.

Por Élida Bezerra

A busca pela inserção no acirrado mercado de trabalho é uma incessante atividade de muitos estudantes. Atitudes como acessar sites de divulgação de vagas de estágios, fazer uma relação das empresas e enviar currículos por e-mail, pesquisar vagas nas fanpages das agências ou procurar colocações através dos conhecidos são hábitos recorrentes das pessoas que persistem na conquista por um espaço em sua área de atuação profissional.

Assim como outros segmentos, a Comunicação Social se destaca pelo seu potencial de crescimento, mas nem por isso se torna um ramo de fácil inclusão. Para se conseguir uma vaga de estágio na área, por exemplo, é preciso ter muita disposição para passar por várias etapas de seleção e enfrentar a concorrência.

Mesmo que para muitos o período de estágio possa significar uma vida de sacrifícios, esta é uma importante fase, em que a teoria adquirida no meio acadêmico poderá ser utilizada na prática, permitindo conhecer todas as áreas de atuação da carreira. Essa experiência possibilita ao estudante afirmar ou modificar a visão profissional, além do que é uma ótima oportunidade para aprimorar e/ou desenvolver novas habilidades.

Sem dúvida alguma, o estágio é primordial para a formação profissional do estudante. É a partir dele que surgem as conquistas para traçar um plano de carreira, facilitando a conquista do tão sonhado lugar no mercado de trabalho profissional.

(Foto: Internet)

Fonte: Publicitários Social Club; Dicionário Informal