guillermo

Abertura da Compós tem "Fora Temer"

O principal evento de pesquisa em comunicação do Brasil iniciou nesta terça-feira (7), em Goiânia, no Centro de Cultura e Eventos da UFG, no Campus Samambaia.

Agência Focaia,
por Antonio S. Silva

No Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal participaram da mesa de abertura, entre autoridades presentes, a professora da Universidade de S. Paulo (USP) Maria Immaculata Vassallo Lopes e o pesquisador mexicano Guillermo Orozco.

Nas primeiras palavras do 25º Encontro da Compós, o Reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, ressaltou a importância da reflexão sobre a comunicação, especialmente do jornalismo, no momento de crise política, com "atuação marcante" das redações no Brasil. Complementou da importância do Governo de Lula e Depois Dilma Rousseff, ambos do PT, para a melhoria da estrutura das universidades brasileira. Agora os tempos serão de dúvidas, com o novo governo, afirmou.

O presidente da Campós, Edson Fernando Dalmonte, no seu discurso de abertura, arrancou aplausos ao salientar que o momento é de "fora temer". A política convive com profunda crise, que atinge a democracia brasileira, exigindo atenção da sociedade. Embora, as palmas não tenham saído de todos os pesquisadores presentes, porém, numa observação rápido se mostrou consensual para a maioria.

As atividades recomeçam nesta quarta-feira (8). Na programação constam encontros de Grupos de Trabalhos, pela manhã e à tarde, que se estendem até quinta-feira (9). No último dia, sexta-feira(10), serão feitas reuniões dos coordenadores de GTs, pela manhã e reunião do Conselho da Compós na parte da tarde.

Evolução da audiência latino-americana

O pesquisador em Comunicação na América Latina Guillermo Orozco, que trabalha na linha de pesquisa em estudos da recepção, alfabetização em audiovisual e reflexões na área de metodologia, destacou em sua palestra de abertura do evento a transformação por que passa a audiência dos meios de comunicação, sobretudo na televisão.

Conforme observou vive-se nos tempos da comunicação, sendo que o conhecimento advém, em grande parte das mídias, as quais ganham importância na formação do pensamento social. No entanto, isso não quer dizer que a audiência seja homogênea na recepção dos programas televisuais. Um engano entender que todos os receptores/consumidores de mídias entendem o que se passa nos programas do mesmo modo.

Leia a íntegra da matéria

Leia também: Em discussão nos grupos de trabalho.

Categorias: Notícias & Eventos Compós 2016 25ª Compós