livro

FIC e NPTI lançam livro que reúne pesquisas sobre imagens

Para comemorar o lançamento do livro, o NPTI realizará uma noite de autógrafos no dia 3 de junho, às 19h, na Vila Cultural, Teatro Goiânia.

O livro "Imagens, olhares, narrativas" acabou de sair do forno. Com edição de 2016, o livro reúne relatos de pesquisas algumas apresentadas nos encontros do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI).

"O Núcleo de Pesquisa sobre Teoria da Imagem, NPTI, da Faculdade de Informação e Comunicação/FIC, da Universidade Federal de Goiás, reúne um grupo de pesquisadores interessados em desenvolver estudos sobre abordagens possíveis sobre as imagens, sejam fixas e em movimento, que ocupam os territórios da cultura contemporânea. As pesquisas tratam de uma diversidade de fenômenos sociais e culturais atravessados por essas imagens que instigam à reflexão, em caráter transdisciplinar, dialogando com campos e abordagens diversos. Este livro, Imagens, olhares, narrativas, resulta desses exercícios de diálogo, e toma a forma de um esboço cartográfico das imagens que movem (e se movem) em indagações, despertando os sentidos e as dúvidas, deflagrando possibilidades de análise e interpretação. Os capítulos estão organizados em três partes. Narrativas em Movimento, Olhares do Sensível, e Imagens Cotidianas. Os diferentes trabalhos, ressalvadas suas especificidades, podem ser tomados como narrativas que tramam conceitos sobre imagens na forma verbal e visual. Verbo e imagem interpenetram-se, já não se podem dissociar. Aos leitores, desejamos que o encontro com esta coletânea seja tão instigante quanto foi realizá-la."

O NPTI foi criado há mais de dez anos na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e conta com parceria de pesquisadores do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA), ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A organização é assinada pelas pesquisadoras Alice Fátima Martins, colaboradora, professora do PPG em Arte e Cultura Visual e editora da Revista Visualidades, ambos da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG, CNPq), e Lara Lima Satler, professora na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG).

De 3 a 27 de junho na Vila Cultural no Teatro Goiânia haverá uma exposição coletiva e eventos de cinema e fotografia para comemorar o lançamento do livro. Também no dia 3 será realizada, a partir das 19:00, uma noite de autógrafos.

Experimente uma leitura que aguça os sentidos!

A obra já está disponível, no site da Editora CRV.

Fonte: FIC e Editora CVR

Categorias: lançamento de livro NOTÍCIAS