Simone_Tuzzo

Simone Tuzzo lançará "Os sentidos do impresso"

O livro será lançado no dia 20 de maio, às 19h, na PUC-GO, dentro da programação do Intercom Centro-Oeste 2016.

No próximo dia 20 de maio, sexta-feira, às 19 horas, a professora, escritora e pesquisadora Dra. Simone Antoniaci Tuzzo lança o livro Os Sentidos do Impresso, no Congresso Intercom Centro-Oeste, na PUC Goiânia, com direito à palestra para os presentes.

Trata-se de uma obra de fôlego, de mais de quatro anos de pesquisa sobre o porquê das pessoas continuarem a ler jornal impresso em uma sociedade marcada pelas mídias eletrônicas e qual o papel do jornal impresso na complexa cadeia produtiva midiática.

Com pesquisas realizadas no Brasil e em Portugal, com leitores, jornalistas e editores de jornal dos dois Países, o livro apresenta de forma inusitada uma relação física, para explicar que aqueles que lêem jornal impresso transcendem a relação somente de busca de informação, mas possuem uma paixão pelo toque do papel (tato), gostam da formatação gráfica (visão), do som ao folhear as páginas (audição), do cheiro do jornal (olfato) e para completar os cinco sentidos, apreciavam a associação entre a leitura do jornal e a degustação de uma xícara de café (paladar). Dentro desta lógica, o livro explora o elo estabelecido entre leitores com o jornal que se firma muito mais na relação sensorial e na forma com que o veículo se apresenta do que meramente por conteúdos. Neste sentido, ainda que as notícias sejam disponibilizadas gratuitamente nas redes sociais, o laço cativo com o impresso se mantém e atravessa gerações.

Para conferir a resenha na íntegra, clique aqui.

Os_Sentidos_capa

Fonte: FIC/UFG

Categorias: lançamento de livro