noticia1238600227.JPG

UFG promove palestra com Luc Vankrunkelsven

Escritor vai debater, nos dias 2 e 3 de abril, produção, mercado e impacto da soja no Brasil e no mundo. A promoção é do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI/FACOMB) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade (NUPEAT/IESA)

O Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI/FACOMB)  e o Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade (NUPEAT/IESA) recebem o escritor holandês Luc Vankrunkelsven, com a palestra “Washington DC, Bruxelas, Brasília: o Deal de 1962 e os impactos da soja até 2009.

O evento será realizado nos dias 2 de abril, às 19h30, na Faculdade de Direito da UFG – Praça Universitária – e 3 de abril, às 8h30, no Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG – Campus 2. A entrada é franca e aberta ao público. O escritor também vai participar de eventos em Brasília, na UnB e em Cuiabá.

Luc Vankrunkelsven divide-se, desde 2003, entre trabalhos no Brasil e na Europa. É consultor independente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf), para a formação de lideranças sobre a Organização Mundial de Comércio (OMC). Fundador da Wervel na Europa, que trabalha para uma agricultura justa e sustentável. É, também, autor de oito livros, dois deles sobre produção, mercado e impacto da soja: Aurora do Campo: Soja Diferente e Navios que se cruzam na calada da noite.

Seu intercâmbio entre Brasil e Europa dotou o escritor de uma vasta capacidade de analisar os processos produtivos dessas regiões e diagnosticar os problemas e precauções no cultivo da soja em monocultura. Com isso, a palestra será uma oportunidade de levantar o grande desafio atual da agricultura: a busca por alternativas de produção sustentáveis e ambientalmente corretas.

Serviço:

Palestra com o escritor holandês Luc Vankrunkelsven