noticia1235962173.jpg

Docência do Ensino Superior em Comunicação inscreve até o dia 20

O curso de Especialização é dirigido aos profissionais graduados em Comunicação Social e áreas afins, que atuam ou que pretendem atuar como docentes em cursos de Graduação em Comunicação Social, nas suas diferentes habilitações.

Encontram-se abertas, até o dia 20 de março, as inscrições para o curso de Especialização em Docência do Ensino Superior em Comunicação, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. Os interessados devem inscrever-se de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 13h30 às 19h30, na Secretaria do Programa, estabelecida na sala 115 da Faculdade de Educação da UFG, situada na Rua 235, s/n, Setor Universitário, CEP: 74.605-050, Goiânia, Estado de Goiás, ou via correios (Sedex ou carta registrada), desde que seja postada até o último dia do período de inscrição.

O curso será realizado no período de 09/05/2009 a 09/11/2010, totalizando a carga horária de 380 horas, e será ministrado aos sábados, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na Faculdade de Educação da UFG. A especialização destina-se a profissionais graduados na área de Comunicação Social e áreas afins, em cursos reconhecidos pelo MEC, que atuam, ou que pretendem atuar como docentes em Cursos de Graduação em Comunicação Social, nas suas diferentes habilitações. O objetivo é proporcionar uma sólida formação em nível de Especialização no Ensino Superior em Comunicação, que permita a construção de competências profissionais necessárias à prática docente, proporcionando o desenvolvimento de consciência crítica e postura ética no exercício profissional.

Como objetivos específicos, o curso visa capacitar o profissional de Ensino da Comunicação para as múltiplas dimensões do trabalho docente a partir da análise crítica do contexto em que realiza a sua prática educativa; construir elementos para que o profissional de Ensino da Comunicação possa atuar de forma competente, demonstrando sensibilidade ética e consciência política da sua importância no processo de transformação social; desenvolver capacidade, versatilidade, flexibilidade e preparação conceitual para atuação na educação com o domínio dos instrumentos teóricos e metodológicos do processo de ensino e aprendizagem; permitir o domínio das faculdades de negociação e mediação de conflitos em sala de aula; instrumentalizar para a pesquisa em diferentes níveis da atuação do profissional de Comunicação Social, bem como para a análise da eficiência dos processos de ensino aprendizagem da Comunicação Social; desenvolver uma visão integral da atividade docente, no ensino da Comunicação Social, bem como refletir sobre as próprias práticas pedagógicas; desenvolver habilidades diretivas mediante o trabalho em equipe e o processo de tomada de decisão; e desenvolver técnicas e hábitos para suportar as pressões do dia-a-dia, aceitar e adaptar-se rápidas transformações tecnológicas pertinentes ao campo da Comunicação.

Clique aqui para conferir o edital na íntegra.

Fonte: Facomb/UFG