noticia1226505986.JPG

Encontro discute Comunicação e Estado Democrático

O evento foi feito numa parceria entre a UFG e a UCG

Por Joela Alves*

O II Encontro de Pesquisa em Comunicação e Cidadania, organizado pelo Programa Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da Universidade Federal de Goiás (UFG), teve início ontem, dia 11, no auditório da Faculdade de Direito. O evento com o tema Comunicação e o Estado Democrático é uma parceria entre a UFG e a Universidade Católica de Goiás (UCG).

Na solenidade de abertura estavam presentes a vice-coordenadora do Mestrado da Facomb e coordenadora do curso de Jornalismo, Dra. Ana Carolina Pessôa Temer, o diretor da faculdade, Dr. Magno Luiz Medeiros da Silva, o reitor da UCG, Walmir Therezio Amado e o representante do reitor da UFG, professor João Teodoro. A coordenadora do Núcleo de pesquisa em Comunicação e Cidadania (SER) da UCG, Ângela Morais, também estava na solenidade.
Durante a solenidade a professora Ana Carolina Temer ressaltou o esforço dos professores e dos alunos das duas universidades, que contribuíram para o evento ser realizado. Ela lembrou também que o evento abre espaço para que os professores da área de comunicação possam discutir as questões relacionadas à cidadania que muitas vezes é violentada.
Já o reitor da UCG, Walmir Therezio Amado, resgatou alguns momentos que as duas universidades vêm construindo ao longo dos últimos anos, como compartilhamento de recursos. Walmir Therezio também manifestou a sua preocupação em relação a algumas nações africanas que acabaram de sair de conflitos político-militares, que muitas vezes atrapalham na construção da cidadania e da comunicação.
As duas universidades decidiram assinar um convênio formal para reforçar ainda mais os laços e levar a frente às atividades que as duas instituições vêm construindo. Também foi discutida a importância da participação da sociedade na construção da cidadania e do Estado, a comunicação que participa do Estado democrático também ajuda na construção da cidadania.

Para o professor João Teodoro, essa parceria entre as duas universidades é que destaca o evento. Ele acredita que o evento vai trazer uma ligação significativa na área de pós graduação entre as duas instituições.

Aluna da disciplina Jornalismo Especializado Multimídia

Fonte: Jornalismo/Facomb