noticia1226279035.jpg

Perro Loco divulga os vencedores da segunda edição do festival

O Júri Oficial do Perro Loco - Festival de Cinema Universitário Latino-Americano divulgou os filmes vencedores em diferentes categorias. Clique e confira os trabalhos premiados.

A segunda edição do Perro Loco - Festival de Cinema Universitário Latino-Americano terminou neste domingo com o anúncio dos filmes escolhidos pelo Júri Oficial nas seguintes categorias:

- Domínio de Linguagem:
Tiempo y Dolor (Pontificia Universidad Católica del Perú, Peru, 2006, Ficção)
Direção: Jorge Luis González

- Experimentação de Linguagem:
Inevitable (Pontificia Universidad Católica del Perú, Peru, 2005, Ficção)
Direção: Ivan D'Onadio Muñoz

- Expressão Cultural:
Emiterio (Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, 2006, Documentário)
Direção: Diego Seppi e Jose Tabarelli

- Melhor Documentário:
Hiato (Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Escola de Cinema Darcy Ribeiro, Brasil, 2008, Documentário)
Direção: Vladimir Seixas

- Melhor Animação:
Corpo Frio (Universidade Federal do Ceará, Brasil, 2008, Animação)
Direção: André Dias

- Melhor Ficção:
O Brilho dos Meus Olhos (Universidade Federal Fluminense, Brasil, 2006, Ficção)
Direção: Allan Ribeiro

- Prêmios Especiais do Júri:
Espuma e Osso (Universidade Federal do Ceará, Brasil, 2007, Ficção)
Direção: Gustavo Parente e Ticiano Monteiro

Mesa de Bar (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil, 2008, Ficção)
Direção: Pedro Nora e Tiago Ribeiro

O Júri Oficial do Perro Loco 2 foi formado pela jornalista e produtora audiovisual Márcia Deretti, pelos cineastas Cláudio Assis, Guilherme Sarmiento e Hans Bremer e pelo professor e diretor Carlos Cipriano. A premiação oferecida na segunda edição do festival simboliza uma forma de repensar o modelo de premiação dos festivais nacionais e internacionais e quebra um pouco do conservadorismo existente nesses eventos, com o objetivo de refletir sobre a linguagem cinematográfica produzida dentro das universidades.
O público que freqüentou as sessões da Mostra Competitiva Universitária do festival conferiu um total de 61 filmes, de estados brasileiros como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, São Paulo, Paraná, Paraíba, Distrito Federal, Espírito Santo, Sergipe, Bahia e Goiás, e de outros países da América Latina, como Argentina, Peru, Cuba, Costa Rica e Bolívia. Ao final de cada sessão, o público presente pôde avaliar os filmes. O prêmio do Voto Popular foi para o filme
Hiato, também vencedor da categoria de Melhor Documentário.
O Perro Loco 2 é uma realização da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás e tem patrocínio do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Goiânia, Cimpor Brasil, Sebrae Goiás, Colégio Classe e Brasil España; parcerias com Carlos Filho.com, Coletivo Centopéia, Fractal Filmes, Ilustre, PROJETO123.COM, Trancendence 2008, Jornal Mercadão de Inhumas, Etnia Produções Cinematográficas, Fantaspoa Produções, Cinerama Brasilis, Kinetoon, CARAVÍDEO, Cinemas Lumière, LatAmcinema.com - Conexión del Cine Latino, Curta Santos, 5° Putz e Cinevivo - Portal Online de Cine Independiente, além do apoio das faculdades de Farmácia, Artes Visuais, Ciências Humanas e Filosofia, Letras e Enfermagem da UFG.

Fonte: Perro Loco (Túlio Moreira)