noticia1225921954.jpg

Primeiro dia de Mostra Competitiva do Perro Loco

Mais de três horas de filmes de vários lugares da América Latina promovem discussões sobre uma maior integração cultural.

A primeira sessão da mostra competitiva do Perro Loco aconteceu no início da tarde de hoje. Foram exibidos ao todo quinze filmes em mais de 3 horas de exibições. Entre as produções, oito são do Rio de Janeiro, uma da argentina e uma do Peru. O Cine UFG permaneceu lotado todo o tempo da sessão. As pessoas que assistiram os filmes também puderam participar de um júri popular, dando notas aos filmes exibidos. 

De acordo com o estudante de jornalismo Mário Braz Muniz, os documentários chamaram mais sua atenção na exibição de hoje. O estudante revelou que está surpreso com a qualidade dos filmes produzidos por estudantes universitários. Uma outra estudante de jornalismo, Ana Carolina Castro ressaltou que o festival é importante para divulgar produções universitárias, além de registrar a cultura latino-americana.  

Para  a estudante de Ciências Sociais Natália Simão, a retratação da realidade latino-americana é importante para que se quebrem os preconceitos existentes em relação à América Latina em suas semelhanças e diferenças. Natália afirmou que a escolha do tema 'Fronteiras' para a segunda edição do festival traz toda uma discussão a respeito do que é ser latino-americano, e como nos vemos a partir da retratação do cinema. 

Diante de todos os filmes exibidos, percebe-se por parte dos que estão acompanhando o festival  uma grande preocupação com a inserção das histórias retratadas pelos filmes universitários na temática principal do Perro Loco, que é a integração destes países, a quebra das fronteiras. De acordo com o realizador do filme Inavitable, Ivan Muñoz, cada vez mais deve-se buscar uma maior integração entre os festivais latinos, para que o cinema não seja apenas uma mera cópia americana ou européia.  

J.C Oliveira, produtor do filme REM e estudante de cinema da Universidade Federal Fluminense, disse que a divulgação na internet e entre os amigos foi importante para que ele inscrevesse seu filme no Perro Loco deste ano. De acordo com ele, é muito produtivo divulgar o cinema feito dentro das universidades, e sobretudo, pensar e discutir a respeito destas produções. Oliveira revelou estar ansioso para ver as produções desta edição do festival, e espera que a diversidade que se pode encontrar na América Latina seja vista durante as exibições.  

Depois da sessão, os realizadores dos filmes que foram exibidos hoje puderam debater as idéias e responder a perguntas do público. O  mediador do debate foi o professor de cinema da Faculdade de Artes do Paraná, Pedro Plaza. Com a discussão, os realizadores puderam explicar melhor seus filmes, discutirem cinema em geral, e também ressaltar a importância de uma maior integração na América Latina. O primeiro dia da mostra competitiva do festival foi importante para fortalecer o cinema latino-americano e promover discussões a respeito sobre a identidade do nosso povo refletida em uma tela de cinema.

Mais informações no site www.perroloco.com.br

Fonte: Péricles Carvalho / Imprensa Perro Loco 2