noticia8271.jpg

Pesquisa da UFG revela nova geração de pequenos consumidores

As crianças de hoje preferem ganhar dinheiro ao invés de brinquedo

O Centro de Estudos e Pesquisas de Relações Públicas da UFG realizou pesquisa sobre o comportamento do consumidor infantil. A propósito do Dia das Crianças, pais, avós e tios ficam na dúvida do que comprar para agradar às crianças. Um brinquedo ou um celular - o que será que as crianças de hoje em dia gostariam de ganhar de presente?

Cada vez mais o universo infantil se transforma. Todas querem seu celular e computador com acesso à internet, em especial as crianças entre nove e doze anos, conforme aponta pesquisa realizada com aproximadamente 350 meninos e meninas de escolas particulares e públicas de Goiânia. (Confira aqui as tabelas com os dados da pesquisa)

Essa turma entre a infância e a puberdade cresce num mundo bem diferente daquele dos pais. As brincadeiras de antigamente cedem lugar ao computador, ao celular, aos equipamentos eletrônicos. Esses meninos e meninas entre nove e doze anos são conhecidos como tweens, palavra em inglês que caracteriza o período que antecede a adolescência.

Segundo a pesquisa realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Relações Públicas, essa é uma geração que cresce nos blogs, Orkut e vive plugada na internet. Com o objetivo de saber o que se passa na cabecinha dessas crianças é que a UFG realizou essa pesquisa.

O estudo revela dados interessantes acerca desse universo infantil, apontando algumas tendências e comportamentos das crianças em relação à aparência, à preocupação com o meio ambiente, entre outros fatores destacados a seguir.

Cerca de 62% das crianças entrevistadas preferem ficar no computador ao invés de brincar com os amigos (54,4%) ou assistir TV (51,3%), conforme dados do estudo.

De acordo com a pesquisa, o presente que as crianças gostariam de ganhar no próximo dia 12 são eletrônicos (celular, videogame, etc.) com aproximadamente 75% das opiniões, seguido de dinheiro, com 63%.  Os brinquedos aparecem apenas em terceiro lugar com 38,9%. Portanto, os tweens são pequenos consumidores que já sabem o valor do dinheiro.

Outro dado da pesquisa aponta que, entre as crianças que recebem mesada, a maioria delas guarda o dinheiro. Segundo o coordenador da pesquisa e professor da UFG, Tiago Mainieri, “ao contrário do que se imagina, as crianças não saem por aí gastando o dinheiro logo no primeiro dia em que ganham a sua mesada.”

A nossa pesquisa demonstrou que as crianças de hoje têm noção de poupança e sabem que podem guardar e juntar dinheiro para comprar suas próprias coisas. Isso na verdade aponta que elas querem que prevaleçam seus gostos e vontades, pois, com o dinheiro na mão, elas têm o poder de decidir o que comprar”, afirma o professor.

Outro dado revelado pela pesquisa mostra que meninos e meninas entre nove e doze anos têm a percepção de que são de fato crianças. Apesar da precocidade no uso de celular, computadores, e a preocupação com a aparência, esses pequenos ainda se consideram crianças.

Essa nova geração já está extremamente preocupada com a aparência, e cerca de 62% adora se arrumar antes de sair de casa e o faz sempre. Mas, pelo que parece, essas crianças também demonstram uma preocupação  com o meio ambiente e uma certa consciência política a respeito dos problemas de seus bairros e da própria cidade em que vivem. Resta saber se os pequenos de hoje realmente serão adultos preocupados com os demais e com os problemas da coletividade.

Fonte: RP/UFG