História da Imprensa em Goiás é debatida no Seminário Comunicação, Democracia e Novas Tecnologias

Liberdade de imprensa e Jornalismo foram mote para debate em mesa desta quinta-feira

No penúltimo dia do Seminário Comunicação, Democracia e Novas Tecnologias, as atividades foram iniciadas com a mesa História da Imprensa em Goiás, onde os expositores refletiram o Jornalismo como profissão no Estado, além do histórico da imprensa local. O assunto foi trabalhado nas falas de Luiz Spada, jornalista de O Polular; Roberto Nunes, diretor da Rádio Universitária da UFG; o jornalista Reinaldo Rocha, da Televisão Brasil Central; e a professora Rosana Borges, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FACOMB).

A relação entre os veículos de comunicação do Estado com o setor privado e o governo foi tema abordado nas falas de todos os expositores. Segundo Reinaldo Rocha, "o empresariado goiano não tem intersese em fomentar a imprensa local". Sendo assim, a relação entre a imprensa e o governo passa a ser negativa, visto que para se manterem os veículos de comunicação passam a  depender dos recursos públicos, o que limita os princípios de liberdade de imprensa e ética jornalística.

O jornalista Roberto Nunes apresentou a Rádio Universitária com suas peculiaridades e desafios. Sendo um órgão da UFG, a Rádio se mantém através do orçamento da Universidade e não recebe recursos da iniciativa privada. Apesar do limite de recursos, a Rádio Universitária se distingue das empresas de comunicação pois não depende dos recursos do governo estadual, como as propagandas. Portanto, a Rádio "tem o compromisso de formação de novos comunidadores com capacidade crítica", completa Nunes.

Luiz Spada, de O Popular, tratou do ofício do Jornalista e mecanismos legais que sustentam a profissão, como a exigência do diploma de ensino superior para seu exercício. A professora Rosana Borges teceu um breve histórico da história da Impresa em Goiás denunciando a falta de referências bibliográficas ou registros mais específicos do tema. Ao término da atividade ocorreu um debate entre os expositores e o publico do evento, formado por jornalistas, estudantes e professores de Comunicação.

Por Marcelo Perilo

Fonte: Webjornalismo - FACOMB