Alunos aprendem a fazer roteiros rápidos

A oficina mostrou ainda as diferenças entre roteiros para propaganda, programa de TV e documentário

Na oficina intitulada de roteiro, ministrada pela professora Tatiana Carilly, nesta terça, dia 13 de maio, durante a Semana da “Comunicação, Democracia e Novas Tecnologias” da Facomb, os alunos aprenderam a fazer roteiros de forma rápida. A oficina contou com a participação de vinte estudantes do curso de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, História e Letras.

A oficina foi dividida em três partes. Na primeira, os acadêmicos em quatro grupos realizaram a leitura de diferentes tipos de roteiro, como propaganda, programa de TV e documentário. Depois, a explicação da professora veio complementar a diferença que existem nesses tipos de roteiro.

Os alunos aprenderam conceitos como off, Bg, planos, treving, cromakey, entre outros. Para Tatiana, fazer roteiros é um exercício, “na hora que você escolher a cena, tem que ser criterioso, para não ter cenas idiotas”. Carilly também lembrou que para escrever um roteiro, o roteirista pode “escrever o texto e de acordo com o texto fazer a imagem, ou pensar a imagem e depois o texto”, não importa a ordem.

Com duração de três horas, na última parte da oficina, os alunos assistiram alguns programas, clips e propagandas, onde diferenciaram melhor os tipos de roteiro e solucionaram algumas dúvidas a cerca da técnica.

Fonte: Webjornalismo - Facomb