Oficinas ocupam as tardes do Comunicação, Democracia e Novas Tecnologias na Facomb

Os participantes do evento usufruem de conhecimentos específicos e práticos durante todas as tardes do evento.

Os 200 anos da chegada da imprensa no Brasil e os 40 anos do curso de Jornalismo na UFG são comemorados com o evento Comunicação, Democracia e Novas Tecnologias, entre os dias 12 e 16 de maio. O evento conta com uma série de palestras pela manhã com temas como Jornalismo Literário, Ambiental, Político e Democratização da Informação, no auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF) e atividades no Cne UFG, situado na Faculdade de Letras. As tardes são contempladas com oficinas oferecidas pela Webtv Magnífica Mundi, que realiza sua semana anual em conjunto com o evento.

As oficinas são realizadas na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) e tem o objetivo de mostrar formas práticas de mídia e trazer um público participativo para a Magnífica, de acordo com a integrante do projeto e estudante de Jornalismo da Facomb, Maiara Dourado. A Webtv busca, através das oficinas, parcerias com outras instituições como a Faculdade de Artes Visuais (FAV), o Centro de Mídia Independente (CMI), com professores e alunos da Facomb e de outras unidades para que o projeto possa se dinamizar e crescer.

A escolha das oficinas se deu, em maior parte, por conta da filosofia da Magnífica Mundi e da sua relação com o evento Comunicação, Democracia e Novas Tecnologias. As oficinas de Transmissão e a de Produção Audiovisual serão dadas por integrantes da Magnífica, já que são práticas constantes do projeto, por serem duas coisas necessárias para se fazer uma webtv, como afirma a oficineira de Produção Audiovisual, Gabriela Marques. As outras oficinas partem das parcerias conseguidas pela Magnífica e se inserem no conceito adotado pelo evento.

A programação do evento previu para hoje a oficina de Cultura, Hegemonia e Mobilização Popular (Riva Kran, Facomb); no dia 13, oficina de Roteiro (Tatiana Carilly, Facomb); nos dias 13 e 14, oficina de Transmissão (Ícaro Batista e Pedro Ivo, Facomb); nos dias 13 e 15, oficinas de Técnica de Rádio (CMI), de Produção Audiovisual (Gabriela Marques e Lorena Rodrigues, Facomb) e de Estilo e Gravura (Alice Nascimento, FAV); nos dias 15 e 16, oficina de Animação (Dustan Oeven, Facomb); nos dias 13, 14 e 15, oficina de Produção Audiovisual em mídias portáteis (Erasmo Alcântara e Joelma Paes, Fractal Filmes); e nos dias 12, 13, 14 e 15, oficina de Fotografia Digital (Maria Cardoso, UEG).

Por Vandré Abreu

Fonte: Webjornalismo -Facomb