Professora Lisa França apresentará seu estudo de cinema em Recife

Sob o olhar da Psicanálise, o estudo faz uma reflexão sobre a psicose a partir do filme Estamira
A professora Drª. Lisa França, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, apresentará seu trabalho com o tema cinema e psicanálise no XXXVII Encontro Anual doCentro de Estudos Freudianos, que será realizado do dia 15 ao dia 17 de novembro na cidade de Recife, em Pernambuco.
O trabalho de Lisa França é uma reflexão sobre a psicose a partir do filme de Marcos Prado, Estamira, nome da protagonista ao qual se refere. A personagem trabalhava como catadora de lixo, há mais de 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.Para ela, Estamira é uma psicótica, uma mulher pobre, brasileira, mas também uma metáfora do mundo atual. “Estamira, como muitos de nós, tenta retirar dos destroços, da podridão a construção criativa da vida”, afirma a professora.

O filme, lançado em 2004, mostra uma mulher de 63 anos de idade que sofre de distúrbios mentais e trabalhava em um aterro no Rio de Janeiro. Apesar de falar sozinha, ouvir vozes e se referir a Deus com palavrões, Estamira é uma pessoa respeitada no aterro. Depois de sofrer estupros, se prostituir, ser traída em dois casamentos, ser mendiga e alcoólatra, ela encontrou no local a socialização, amizade e respeito. As filmagens do filme coincidiram com o tratamento que Estamira recebia da rede pública e o espectador tem a possibilidade de acompanhar a mudança de comportamento da protagonista por causa dos medicamentos que ela toma.

Lisa já apresentou esse mesmo trabalho em um grupo de estudo que participa na Fazenda Freudiana, em Goiânia, no dia 25 de setembro. Ao final do estudo, a Fazenda exige uma monografia em cada uma das grandes estruturas psiquiátricas: neurose obsessiva, histeria, perversão e psicose. A professora afirma que sua perspectiva para apresentação em Recife é a melhor possível, já que a psicanálise é um assunto bastante envolvente.

Fonte: Laboratório de Webjornalismo