noticia5525.jpg

Facomb abre inscrições para Mestrado 2008

As inscrições para o Mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia foram abertas no dia oito deste mês, e vão até o dia cinco de novembro

As inscrições para o Mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) foram abertas no dia oito deste mês, e vão até o dia cinco de novembro. São oferecidas 10 vagas, dividas entre as Linhas de Pesquisa de Mídia e Cultura (seis) e Mídia e Cidadania (quatro). Para se candidatar é preciso ser portador do certificado de conclusão de curso ou diploma de graduação, nas áreas de Comunicação, Biblioteconomia, ou áreas afins, como das Ciências Humanas.

Além da taxa de inscrição paga (R$ 95,00), o candidato deve levar cópias autenticadas do diploma de graudação, histórico escolar, currículo no formato Lattes e os documentos pessoais (carteira de identidade, título de eleitor, comprovante da última votação, cadastro Pessoa Física e Certificado de Reservista – para homens). Todos os documentos deverão ser entregues junto ao Projeto.

 

Processo e normas de seleção

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação, Ana Carolina Rocha Pessoa Temer, explica que a seleção é dividida em três fases. A primeira consiste em uma avaliação de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) e uma de conhecimentos específicos em matérias ligadas a Comunicação. Na segunda fase, ocorre a avaliação do Projeto. “Analisamos a consistência teórica, se o Projeto é coerente com as nossas linhas de pesquisa, métodos adotados, bibliografia, entre outros fatores”, explica a coordenadora.

Na terceira fase é feita uma arguição (entrevista), em que é feita uma apresentação e discussão do projeto do candidato, e são analisadas suas perspectivas em relação ao seu próprio projeto. “Aproveitamos essa fase até mesmo para tirarmos dúvidas em relação ao trabalho”, diz a coordenadora. Ana Carolina Temer lembra que a Facomb não é obrigada a preencher todas as vagas, e que todos os aprovados devem alcançar a média mínima de sete. O resultado final será divulgado no dia 14 de dezembro deste ano. Esta é a segunda seleção de Mestrado aberta na Faculdade de Comunicação. Do mestrado anterior, dez mestrandos estudam na unidade. (Cibelle Fernandes)

Fonte: Laboratório de Webjornalismo