Facomb divulga edital para os trabalhos de conclusão de curso

O aluno deve entregar seu TCC na secretaria da Facomb até às 17h do dia 20 de novembro

A Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) divulgou o edital referente aos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos formandos do segundo semestre de 2007, nos cursos de Biblioteconomia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. A expectativa é de que 122 alunos concluam seus cursos nesse semestre.

O trabalho final deve ser entregue na secretaria da Facomb até às 17h do dia 20 de novembro, em versão digital no formato PDF e cada aluno deve estar atento à qualidade técnica e compatibilidade de arquivos para apresentação. O estudante deve entregar ainda uma cópia impressa do trabalho para o professor orientador e outra para o professor convidado, que juntos formarão a banca examinadora. Por ocasião da apresentação o orientador atribuirá nota de 0 a 4 pontos e o convidado, de 0 a 6.

O cronograma final das apresentações, que serão realizadas entre os dias 3 e 7 de dezembro, será divulgado no dia 23 de novembro com o nome do aluno, o local e o horário da defesa. O Conselho Diretor da Facomb decidiu ainda que nessa semana não haverá aulas, pois a apresentação dos TCCs terá o formato de um evento da unidade. Segundo o professor Daniel Christino, integrante da comissão elaboradora do edital, o objetivo do evento é fazer com que os outros alunos vejam o que terão que fazer futuramente. “É interessante criar o hábito de assistir as apresentações de TCC”, acredita o professor.

Regras

As tradicionais regras de normatização de trabalhos científicos devem ser obedecidas, porém não há um número mínimo ou máximo de páginas. Daniel Christino explica que geralmente os trabalhos têm de 30 a 50 páginas.

No caso de projetos experimentais, o aluno pode convidar para a banca um profissional de renome da área referente ao tema de seu trabalho. Nas monografias, o convidado deve, obrigatoriamente, ser professor.

Dicas

Daniel Christino destacou duas dicas importantes para os alunos. A primeira é para os que ainda vão fazer os trabalhos de conclusão: “Escolha um TCC dentro das suas capacidades; lembre-se que é um trabalho de graduação, não de pós ou doutorado”, adverte o professor. Segundo ele, esse quesito é fundamental para o trabalho sair bem feito, correto e dentro do tempo.

Para os formandos desse ano, que já devem estar com os trabalhos em fase final, Daniel Christino chama atenção para a apresentação: “Não subestime a apresentação oral. Ela pode lhe salvar muitos pontos ou fazer você perde-los”, lembra o professor. (Ana Paula Vieira de Souza)

Fonte: Laboratório de Webjornalismo