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V Congresso Nacional de História da Mídia

O Congresso terá como tema: "Mídia, Indústria e Sociedade: desafios historiográficos brasileiros"

V Congresso Nacional de História da Mídia

Sedes:

Teatro CIEE
Faculdade Cásper Líbero

São Paulo – 31 de maio e 1-2 de junho de 2007

Tema central:

Mídia, Indústria e Sociedade: desafios historiográficos brasileiros

Sub-temas:

- Papel da Mídia na Sociedade Industrial Brasileira
- Indústrias midiáticas brasileiras: ascensão e crise
- São Paulo, 180 anos de interfaces midiáticas
- Brasil, século XX: ícones midiáticos, paradigmas comunicacionais

Promoção:

REDE ALCAR - Rede Alfredo de Carvalho para o Resgate da Memória da Imprensa e a Construção da História da Mídia no Brasil
www.jornalismo.ufsc.br/redealcar

Instituições anfitriãs:

INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola
FACASPER - Faculdade Cásper Líbero

Instituições parceiras:

Cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação
Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo
ABI - Associação Brasileira de Imprensa
ABIO - Associação Brasileira de Imprensas Oficiais
ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
APH - Academia Paulista de História
AJORB - Associação dos Jornais de Bairro de S. Paulo
APP - Associação dos Profissionais de Propaganda
SJPESP - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Pulo
SINDJORI - Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo
APJ - Associação Paulista de Jornais
ISCA Faculdades
JP - Jornal de Piracicaba
Revista IMPRENSA

Coordenação:

José Marques de Melo (Intercom)
Luiz Gonzaga Bertelli (CieeSP)
Tereza Vitale (Facasper)

Chamada de Trabalhos

Calendário:

Início das Inscrições: 1 de fevereiro de 2007

Envio dos Textos Completos: de 12 de fevereiro a 13 de abril de 2007

Comunicação dos Aceites: até 20 de abril de 2007

Término das Inscrições: 18 de maio de 2007

Observação: Não haverá inscrição nos locais do evento

Grupo Temático

Poderão inscrever-se nos Grupos Temáticos as seguintes modalidades de trabalhos:

a) Comunicações Científicas - CC (artigos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação):

b) Iniciação Científica – IC (trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação);

c) Memórias de experiências ou Depoimentos de especialistas - MD (textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões)

Os trabalhos devem ser encaminhados para um dos GTs:

GT 1 - História do Jornalismo
Coordenadora: Marialva Barbosa (UFF)

GT 2 - História da Publicidade e Propaganda
Coordenador: Adolpho Queiroz (UMESP)

GT 3 - História das Relações Públicas
Coordenadora: Claudia Moura (PUCRS)

GT 4 - História da Mídia Impressa
Coordenador: Luis Guilherme Tavares (FIB)

GT 5 - História da Mídia Sonora
Coordenadora: Ana Baum (UFF)

GT 6 - História da Mídia Visual
Coordenador: Robson Bastos (UNISANTA)

GT 7 - História da Mídia Audiovisual
Coordenadora: Ruth Vianna (UFMS)

GT 8 - História da Mídia Digital
Coordenador: Walter Lima (Cásper Líbero)

GT 9 - História da Mídia Alternativa
Coordenadora: Karina Woitowicz (UEPG)

GT 10 - História da Midiologia
Coordenadora: Rosa Nava (UNIPAC)


Normas Regimentais

Somente poderão submeter trabalho para os Grupos Temáticos os autores previamente inscritos no V Congresso Nacional de História da Mídia e que comprovarem o pagamento do boleto bancário. Após o pagamento, o autor deverá aguardar, aproximadamente, dois dias úteis para a baixa no sistema e a respectiva liberação do acesso.

Os trabalhos deverão estar digitados em português e ser enviados somente pelo sistema on-line, seguindo o roteiro indicado no site da Intercom (www.intercom.org.br) e conforme as regras estabelecidas no modelo-padrão. A não obediência a estas regras implicará na recusa ou até mesmo na não apreciação do trabalho.

Somente os trabalhos pertinentes as modalidades ou temas dos Grupos Temáticos, enviados no prazo estabelecido, serão apreciados pelo Coordenador respectivo. Para esclarecer dúvidas quanto ao Grupo Temático para o qual pretende enviar o trabalho, consulte os itens constantes destas Normas ou consulte os respectivos coordenadores.

O trabalho só poderá ser proposto a um Gupo Temático do V Congresso Nacional de História da Mídia. Por isso mesmo, é importante que o autor defina precisamente onde ele se enquadra. Em caso de envio para mais de um Grupo Temático, o trabalho poderá ser excluído do Congresso.

Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação no evento, o autor estará outorgando, formal e graciosamente, à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – o direito de reprodução nos arquivos virtuais do V Congresso Nacional de História da Mídia nos seus Anais (que serão distribuídos e comercializados, em CD-Rom, durante o evento ou posteriormente a ele) e ainda seu respectivo depósito no Repositório Institucional dos Congressos da Intercom mantido pela Portcom: http://reposcom.portcom.intercom.org.br

No caso de trabalho com autoria múltipla, somente o(s) autor(es) inscrito(s) receberá(ão) o(s) certificado(s) correspondente(s), que será entregue no final do congresso. Os autores que não retirarem seus certificados no local do congresso deverão pagar taxa especial para a remessa posterior, via correio.

Trabalhos recusados pelo respectivo comitê de avaliação do mérito científico não terão direito de restituição da taxa de inscrição no congresso. Fica assegurada, nesse caso, a participação do autor como ouvinte ou debatedor em qualquer dos Grupos Temáticos ou eventos programados, dentro do limite do espaço disponível nas salas onde se realizarão as atividades do Congresso.

Normas Editoriais

É obrigatório o envio do trabalho observando-se as seguintes especificações:

Título em fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras); na primeira página, como primeira nota de pé de página, deverá ser indicado o evento ao qual o trabalho está sendo submetido.

Exemplos: Trabalho apresentado ao GT de Jornalismo, do V Congresso Nacional de Historia da Mídia;

Inserir o(s) nome(s) do(a/s) Autor(a/es) em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal);

Inserir também o(s) nome(s) completo(s) da(s) instituição(ões) a que está(ão) vinculado(a/s) o(s) autor(es), como docente, pesquisador ou aluno, em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo.

A seguir ao(s) nome(s) dos autor(es), deve incluir-se, como segunda nota de rodapé do trabalho, currículo(s) mínimo(s) acadêmicos do(s) autor(es), em até cinco linhas, cada, incluindo, opcionalmente, os respectivos endereço(s) eletrônico(s).

Resumo

Inserir o Resumo do trabalho, utilizando fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 (novecentos) toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

Palavras-chave

Inserir as palavras-chave, em seqüência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ; (ponto e vírgula). Usar fonte Times New Roman em corpo 12.

Corpo do trabalho

Inserir o texto do corpo do trabalho, usando exclusivamente a fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita), com o máximo de 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas, que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa.

As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

_________________

1.Inserir as notas do texto [inclusive as do título e do(s) autor(es)] em fonte (tipo) Times New Roman (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras), em corpo 9 (nove), com espaçamento simples entre as linhas. As notas devem ser colocadas no pé de página, em modo de impressão (devem ficar visíveis na página).

Os trabalhos poderão incluir, dentro dos limites de 15 páginas e 2000 Kbytes, tabelas e ilustrações, no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do trabalho (DOC). Recomenda-se sejam usadas imagens em formato JPG, excluindo-se o uso de arquivos BMP. Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja o menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via Internet. Caso haja problemas no envio, solicita-se entrar em contato com a secretaria da Intercom: intercom@usp.br

Referências bibliográficas

Inserir as referências bibliográficas em fonte Times New Roman, em corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.

Taxas de Inscrição

De 1 de fevereiro a 30 de março -

R$ 100,00 (estudantes, professores da Cásper e da Metodista, bem como os associados da INTERCOM quites com a anuidade 2007)

R$ 200,00 (profissionais, professores, pesquisadores e outros participantes)

De 31 de março a 30 de abril

R$ 110,00 (estudantes, professores da Cásper e da Metodista, bem como os associados da INTERCOM quites com a anuidade 2007)

R$ 220,00 (profissionais, professores, pesquisadores e outros participantes)

De 1 a 18 de maio

R$ 120,00 (estudantes, professores da Cásper e da Metodista e associados da INTERCOM quites com a anuidade 2007)

R$ 240,00 (profissionais, professores, pesquisadores e outros participantes)

Em hipótese alguma serão realizadas inscrições no local

A inscrição no congresso será aceita até o limite da capacidade de acomodação dos participantes nos auditórios da Facasper e CIEE. Recomenda-se a inscrição antecipada, sobretudo para os que pretendem apresentar trabalhos.

No ato da inscrição, o estudante deve informar o número de sua matrícula na instituição em que estuda.

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Fonte: Intercom