circo

Agro Centro-Oeste Familiar 2012 promove oficinas de educação e comunicação

O IV Circo da Comunicação da Infância e da Juventude integrará profissionais e alunos da capital e do interior, com o intuito de constituir uma rede compartilhada de comunicação e conhecimento

Por Juliana Barcelos

Fotos: Magnífica Mundi

Crianças e jovens da Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia participarão da quarta edição do Circo da Comunicação da Infância e da Juventude, atividade paralela promovida durante o Agro Centro-Oeste Familiar 2012, a qual se realizará entre os dias 13 e 16 junho, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Campus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O projeto é composto por programação direcionada, lúdica e pedagógica e tem objetivo de articular profissionais da comunicação, educadores e alunos da cidade e do campo para constituir uma rede compartilhada de comunicação e conhecimento. Na qual, por meio de oficinas e exposições, serão aprofundas as formas de produção e gestão dos projetos de comunicação (rádio, jornal, TV web, web e outros) desenvolvidos nas instituições.

Educandos de 13 escolas municipais da Capital integrarão as formações oferecidas, ministradas por profissionais da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG. Ao todo, 260 estudantes, com idade entre 10 e 15 anos, terão a oportunidade de escolher áreas afins – fotografia, informativo impresso, produção audiovisual, confecção de produtos radiofônicos, artes e técnicas circenses – para auxiliar no desenvolvimento de projetos na escola.

“É uma oportunidade grandiosa para nossos educandos, já que a feira exalta a vocação socioeconômica de Goiás. Com isso, a criança poderá estabelecer relação com a realidade rural, além de ser uma ação que priorizará a comunicação e sua difusão no meio educacional por meio de ações pedagógicas interativas ligadas as questões da agricultura familiar e do meio ambiente”, ressalta Marcos Pedro da Silva, chefe da Divisão de Estudos e Projetos do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

Educar e comunicar

Para integrar as atividades do Circo, a SME escolheu unidades educacionais que já desenvolvem algum projeto na área da comunicação. Oportunizando a consolidação e a construção novos saberes. Uma dessas instituições é a Escola Municipal Geralda de Aquino, localizada na Cidade Jardim, onde alunos, com idade entre 11 e 14 anos, produzem periodicamente um jornal que é distribuído para toda a comunidade.

Na avaliação da diretora, Tatiane Bernardes Cunha, a comunicação é uma área com grande variedade de gêneros textuais e precisa ser explorada. “A nossa proposta é interdisciplinar e exige do aluno pesquisa, produção de fotos e imagens, elaboração de textos, correção, etc. A sistematização destas atividades desperta as habilidades, resgata a autoestima e permite a socialização dos fatos e trabalhos desenvolvidos na escola”, afirma.

Iniciativa semelhante ocorre no Setor Novo Planalto, na EM Odília Mendes de Brito. O “Jornal Informativo: Odília News”, produzido por alunos da Educação de Adolescentes Jovens e Adultos (EAJA) e distribuído para os demais educandos, tem o objetivo de informar, comunicar, integrar e estimular a leitura e escrita. Além deste, a escola trabalha também com um jornal mural.

Além da Secretaria Municipal de Educação por meio de instituições de ensino, estarão articuladas na organização e execução do evento: Faculdade de Comunicação Social e Biblioteconomia (pelos projetos do Coletivo Magnifica Mundi), Escola de Circo Lahetô, COOPERAFI-Itapuranga, Instituto Federal Goiano (pela sua Pró-Reitoria de Extensão); pela UFG, CECANE, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) e a Faculdade de Educação Física, Núcleo de Agricultura Familiar (EAEA/UFG).

Mais informações: www.agro.ufg.br/agrocentro

Fonte: Ascom/SME, Magnífica Mundi e Ascom/UFG